terça-feira, 31 de março de 2015

Propagandas Antigas Leite Moça

Olá pessoal,

O leite Moça investe em propagandas para divulgação desde seu início.
Seguem abaixo algumas que encontramos para compararmos com as propagandas atuais:


Propaganda Leite Moça 1960.
Mesmo em preto e branco, a marca consegue transmitir seu recado e trazer as delícias feitas com leite Moça.



Propaganda Leite Moça 1987.
Com seu público alvo composto por, basicamente, mulheres, donas de casa e mães, a marca mostra que valoriza suas consumidoras."E agora as verdadeiras maravilhas de leite Moça: VOCÊ!"



Propaganda Leite Moça 1992.

Buscando conquistar um público jovem para o consumo do Leite Moça, a cozinha experimental da Nestlé buscou novas formas de consumo do produto. 
Na aposta de renovar a embalagem a comunicação, surgiu a campanha "Bateu, Tomou". Olodum, banda de sucesso do momento, deu o tom da trilha da campanha.




                                                          Propaganda Leite Moça.


Cd Single Leonardo Um Sonho De Moça Frete Gratis


O single deste comercial fez parte de um CD promocional que a Nestlé presenteou a seus clientes.
Não conseguimos localizar o ano exato da ação e da propaganda, mas estimamos que tenha sido no início dos anos 2000.







E então, o que acharam?
Será que tudo isto contribuiu para o leite Moça ser um produto referência, como é hoje?
Quais estratégias de marketing foram utilizadas?
#pararefletireaprender

sexta-feira, 27 de março de 2015

E aí, galera?! 

Enfim chegou a esperada sexta-feira heim?! O finde está chegando, e nada melhor do que preparar aquela sobremesa para curtir e compartilhar com a família e os amigos.
Então vamos preparar um delicioso FRONZEN DE YOGURT COM CALDA DE MARACUJÁ, utilizando, é claro, Leite Moça!
Esta receita que vamos postar foi publicada originalmente no site da Nestlé (http://www.nestle.com.br). Muitas marcas divulgam receitas em sites e até mesmo nas próprias embalagens para divulgar mais o produto e nos deixar com água na boca e na tentação de fazer a receita indicada. 
Tudo isso faz parte de "jogadas de Marketing"!
Então segue a receitinha e bom apetite!

Frozen de yogurt com calda de maracujá

Ingredientes

Frozen
  • 1 lata de Leite MOÇA
  • suco e raspas da casca de 1 limão
  • 1 pote de Iogurte Natural Integral NESTLÉ
Calda
  • 1 xícara (chá) de polpa de maracujá (com as sementes)
  • meia xícara (chá) de açúcar
Frozen
Veja como se faz o frozen: em um recipiente, misture bem o Leite MOÇA com o suco, as raspas de limão e o Iogurte NESTLÉ. Cubra com filme plástico e leve ao freezer até endurecer. Retire do freezer e bata na batedeira até tudo ficar homogêneo. Cubra e leve de volta ao freezer até sua receita de frozen yogurt endurecer.



Calda
Em uma panela, misture a polpa de maracujá com o açúcar e meia xícara (chá) de água e leve ao fogo baixo até obter uma calda rala. Retire do fogo e deixe esfriar. Sirva o frozen yogurt em taças com a calda de maracujá.



Então é isso galera.
Bom finde e até a próxima postagem! 
Beijos das Marketex



quinta-feira, 26 de março de 2015

Produto: Leite Moça

Boa noite pessoal!!!

O Leite Moça sempre levou a sério os seus consumidores, então vamos falar sério? (Sério!!)
Analisando as variáveis que compõem o produto Leite Moça, nós verificamos:


A Marca
A figura de uma camponesa suíça do século XIX, que estampa o rótulo do Leite Moça, surgiu porque naquela época, o leite condensado mais popular da Suíça tinha a marca La Laitière, que significa "vendedora de leite". Quando esse leite foi exportado para outros países, procurou-se um nome equivalente na língua de cada região para onde o produto era levado, sempre associado à figura da camponesa típica, com seus baldes de leite. Em espanhol, por exemplo, foi adotada a marca La Lechera.
No Brasil, quando o produto começou a ser importado, em 1890, adotou-se inicialmente o nome inglês Milkmaid, tradução de La Laitière. Como as pessoas tinham dificuldade para pronunciar esse nome, passaram a chamar o produto de o leite da moça, referindo-se à ilustração da camponesa. Assim, quando a Nestlé iniciou a produção do leite condensado no Brasil, em 1921, optou pela solução lógica de utilizar uma designação criada espontaneamente pelos consumidores. Foi assim que surgiu a tradicional marca Leite Moça, uma marca legitimamente batizada pelas consumidoras.


Isto demonstra o poder de uma imagem para a associação e reconhecimento de uma marca, por parte de seus consumidores. Também comprova a importância de ouvir a opinião de seus clientes, que cada vez mais participam na tomada de decisões importantes dos produtos que consomem, não contentando-se em apenas comprar. 


A Embalagem


Em 2014 ocorreu o lançamento da nova lata “slim”, com introdução de sistema abre fácil e retornando com as receitas no rótulo de papel, atendendo aos pedidos de consumidores. Ela faz parte da terceira geração da lata.





A Marca é Registrada ®, portanto é protegida legalmente, garantindo que seja "única".
O Leite Moça faz parte da família Nestlé, que produz uma variedade de produtos, com fama de serem de qualidade e confiança.
As embalagens do Leite Moça, que também podem ser encontradas em caixinha, são constantemente desenvolvidas para conservar e proteger o produto, além de facilitar o manuseio de seus clientes.







Cor, Odor e Sabor



A cor lembra leite, mas com outras texturas mais cremosas e consistentes, e textura homogênea.
O odor também lembra um pouco leite, mas mais doce e com algo que nos deixa com água na boca só de abrir a embalagem, ou de simplesmente olhar para ela e lembrar do cheiro. Huuum!!! (Comer leite Moça puro, quem nunca?)
O sabor (precisamos explicar?) é doce, viciante, algo que não tem comparação. Particularmente, achamos que Leite Moça não tem sabor parecido com outra sobremesa ou doce qualquer. Outras sobremesas e doces é que nos fazem lembrar de Leite Moça.

O Leite Moça é um produto obtido a partir de leite integral, acrescido de açúcar e posteriormente condensado.
Em época do surgimento do leite condensado, a condensação do leite tinha como propósito conservar o leite in natura para possibilitar seu longo transporte. Afinal, com o crescimento das cidades e o afastamento progressivo dos habitantes das áreas rurais, as distâncias cresciam cada vez mais. Chegando ao consumidor, o leite condensado bebia-se diluído em água.



Qualidade

Uma rigorosa seleção de matérias-primas garante a qualidade do leite que entra nas unidades da Nestlé para a fabricação de todos os produtos lácteos. Esse rigor tem início com os cuidados dispensados ao gado que vai produzir o leite: o Serviço Nestlé ao Produtor conta com pessoal especializado, que se encarrega de oferecer suporte aos produtores para que o leite fornecido tenha sempre a mais alta qualidade. Esse suporte é dado em forma de apoio e instruções sobre alimentação do gado, ordenha, limpeza de estábulos, cuidados higiênicos em geral etc. E a qualidade do leite é ainda controlada em sua chegada à fábrica, antes do descarregamento.  O leite é resfriado a uma temperatura entre 4° C e 6° C e padroniza-se seu teor de gordura, para que o produto final apresente a composição ideal e constante. Nesta etapa, antes da pasteurização, ocorre a adição de açúcar ao leite.
O leite é submetido ao processo de pasteurização, que consiste basicamente em exposição a alta temperatura, seguida de resfriamento rápido. Com a pasteurização, eliminam-se microrganismos causadores de doenças e deterioradores do alimento. Ele deve ser resfriado o mais rapidamente possível, até a temperatura de cerca de 20° C. O alimento é então acondicionado em latas de folha de Flandres.
O controle de qualidade é feito em todas as etapas da produção. Desde a chegada do leite à fábrica até o acondicionamento do produto final, cada fase da produção é acompanhada por sistemáticos controles, com o objetivo de garantir que o Leite Moça chegue ao consumidor com o aspecto, a textura, a consistência, o sabor e as qualidades nutricionais que devem caracterizá-lo. O acompanhamento inclui desde análises sobre as condições organolépticas (cor, sabor, aspecto, textura, consistência etc) até exames microbiológicos, para assegurar a pureza do produto. Ao final, existe ainda a etapa de degustação por especialistas (Opa, para onde enviamos o currículo?), que só liberam o produto após certificar-se de que o padrão de qualidade Nestlé foi alcançado.



E então, ainda não se convenceu que leite Moça é tudo
o que você precisa para viver?
Está de dieta?
Tem light!



#iammarketex #cadêmeuleitemoçaqueestavaaqui?





Fonte dos dados históricos: Nestlé Promocional www.nestleprofessional.com/brazil/

domingo, 22 de março de 2015

Leite Moça - História da Marca



Boa noite, pessoal!!!
Tudo bem?

Vocês conhecem aquela rima: O doce perguntou para o doce: "Qual é o doce mais doce?" E o doce respondeu para o doce que o doce mais doce é o doce de Leite Condensado. (ou algo parecido)?
Pois então, leite condensado é tuuudo de bom!!!
E quando falamos em leite condensado, qual é o que nos vem primeiramente à cabeça? (Se não lembra de nenhum, pergunta para a mamãe que ela sabe.)




E como esta marca tornou-se tão famosa e digna de estar em nossas mentes e corações?

Vamos começar com um pouquinho de sua história...


O americano Gail Borden, tentando desidratar o leite comum (para fazer o leite em pó), descobriu que antes ele transformava-se em leite condensado. A invenção dele servia para alimentar os soldados nas trincheiras durante a gurra civil americana.

Mas foi com a empresa suíça Anglo-Swiss Condensed Milk Co.que o produto passou a ser industrializado, esta fundiu-se com a Societé Nestlé criadora da farinha láctea.


A condensação do leite, pesquisada e obtida nessa ocasião, tinha como propósito conservar o leite in natura para possibilitar seu longo transporte. Afinal, com o crescimento das cidades e o afastamento progressivo dos habitantes das áreas rurais, as distâncias cresciam cada vez mais. Chegando ao consumidor, o leite condensado bebia-se diluído em água.

Somente durante a II Guerra Mundial, após campanhas de reposicionamento do produto, o leite condensado chegou à cozinha, como ingrediente para preparo de doces e sobremesas.


O leite condensado chegou Brasil em 1890 como uma alternativa ao leite fresco. O produto era  vendido nas drogarias e, inicialmente, comercializado com o nome de MILKMAID. Os brasileiros tinham dificuldade para pronunciar o nome inglês e passaram a chamar o produto de o “leite da moça”, referindo-se à ilustração da camponesa em seu rótulo. 
Ao abrir a sua primeira fábrica no país, em 1921, em São Paulo, a Nestlé, optou por utilizar a designação criada espontaneamente pelos consumidores: LEITE MOÇA. 


Conta-se que, em 1945, as eleitoras do Brigadeiro da Aeronáutica Eduardo Gomes, candidato à presidência da República, criaram o doce, misturando Leite MOÇA com chocolate em pó, a fim de arrecadar fundos para sua campanha. O Brigadeiro perdeu a eleição, mas o outro brigadeiro, o de Leite MOÇA, foi tornando-se, com os anos, um dos docinhos preferidos de crianças e adultos.

Os produtos da marca, cujo carro chefe é o leite condensado, estão presentes em mais de 80 países ao redor do mundo, com forte presença no Brasil, maior mercado consumidor do LEITE MOÇA. Presente na maioria dos lares, o produto virou sinônimo de categoria e sua marca tornou-se uma das mais fortes entre os produtos alimentícios no Brasil. É a marca que mais investe em marketing e comunicação na categoria de leite condensado, sendo também a que mais inova e difunde os diversos e deliciosos usos do produto. Segundo estatísticas da própria Nestlé, são consumidas por segundo no Brasil aproximadamente oito latas de LEITE MOÇA.


Hummm....
É ou não é uma delícia???
Nós vamos continuar falando desta queridinha, que faz parte da nossa vida.
Mas antes, vamos para um break, que este papo deu fome e lembramos que temos um leite moça aqui, aguardando para ser devorado...


#iammarketex #iloveleitemoca




quarta-feira, 18 de março de 2015

Um olá para nos apresentar

Olá, people!!!
Como estão?

Este blog foi criado para dividirmos experiências, notícias, proporcionar debates e contribuir com o engajamento no aprendizado de técnicas, estratégias de Marketing.

Quem são ?

Somos alunas do curso de Administração da UNIFIN, localizada em Porto Alegre, e desenvolvemos este blog para a disciplina de Marketing.


Ana Paula de Freitas Braz
Francely Andrades
 
Juliana Lagemann
Márcia Cardoso

Então agora, se ainda não tiver se apaixonado (por Marketing), convidamos você para um bate papo... Quem sabe assim você possa mudar de ideia e aderir a campanha.

#iammarketex