quinta-feira, 26 de março de 2015

Produto: Leite Moça

Boa noite pessoal!!!

O Leite Moça sempre levou a sério os seus consumidores, então vamos falar sério? (Sério!!)
Analisando as variáveis que compõem o produto Leite Moça, nós verificamos:


A Marca
A figura de uma camponesa suíça do século XIX, que estampa o rótulo do Leite Moça, surgiu porque naquela época, o leite condensado mais popular da Suíça tinha a marca La Laitière, que significa "vendedora de leite". Quando esse leite foi exportado para outros países, procurou-se um nome equivalente na língua de cada região para onde o produto era levado, sempre associado à figura da camponesa típica, com seus baldes de leite. Em espanhol, por exemplo, foi adotada a marca La Lechera.
No Brasil, quando o produto começou a ser importado, em 1890, adotou-se inicialmente o nome inglês Milkmaid, tradução de La Laitière. Como as pessoas tinham dificuldade para pronunciar esse nome, passaram a chamar o produto de o leite da moça, referindo-se à ilustração da camponesa. Assim, quando a Nestlé iniciou a produção do leite condensado no Brasil, em 1921, optou pela solução lógica de utilizar uma designação criada espontaneamente pelos consumidores. Foi assim que surgiu a tradicional marca Leite Moça, uma marca legitimamente batizada pelas consumidoras.


Isto demonstra o poder de uma imagem para a associação e reconhecimento de uma marca, por parte de seus consumidores. Também comprova a importância de ouvir a opinião de seus clientes, que cada vez mais participam na tomada de decisões importantes dos produtos que consomem, não contentando-se em apenas comprar. 


A Embalagem


Em 2014 ocorreu o lançamento da nova lata “slim”, com introdução de sistema abre fácil e retornando com as receitas no rótulo de papel, atendendo aos pedidos de consumidores. Ela faz parte da terceira geração da lata.





A Marca é Registrada ®, portanto é protegida legalmente, garantindo que seja "única".
O Leite Moça faz parte da família Nestlé, que produz uma variedade de produtos, com fama de serem de qualidade e confiança.
As embalagens do Leite Moça, que também podem ser encontradas em caixinha, são constantemente desenvolvidas para conservar e proteger o produto, além de facilitar o manuseio de seus clientes.







Cor, Odor e Sabor



A cor lembra leite, mas com outras texturas mais cremosas e consistentes, e textura homogênea.
O odor também lembra um pouco leite, mas mais doce e com algo que nos deixa com água na boca só de abrir a embalagem, ou de simplesmente olhar para ela e lembrar do cheiro. Huuum!!! (Comer leite Moça puro, quem nunca?)
O sabor (precisamos explicar?) é doce, viciante, algo que não tem comparação. Particularmente, achamos que Leite Moça não tem sabor parecido com outra sobremesa ou doce qualquer. Outras sobremesas e doces é que nos fazem lembrar de Leite Moça.

O Leite Moça é um produto obtido a partir de leite integral, acrescido de açúcar e posteriormente condensado.
Em época do surgimento do leite condensado, a condensação do leite tinha como propósito conservar o leite in natura para possibilitar seu longo transporte. Afinal, com o crescimento das cidades e o afastamento progressivo dos habitantes das áreas rurais, as distâncias cresciam cada vez mais. Chegando ao consumidor, o leite condensado bebia-se diluído em água.



Qualidade

Uma rigorosa seleção de matérias-primas garante a qualidade do leite que entra nas unidades da Nestlé para a fabricação de todos os produtos lácteos. Esse rigor tem início com os cuidados dispensados ao gado que vai produzir o leite: o Serviço Nestlé ao Produtor conta com pessoal especializado, que se encarrega de oferecer suporte aos produtores para que o leite fornecido tenha sempre a mais alta qualidade. Esse suporte é dado em forma de apoio e instruções sobre alimentação do gado, ordenha, limpeza de estábulos, cuidados higiênicos em geral etc. E a qualidade do leite é ainda controlada em sua chegada à fábrica, antes do descarregamento.  O leite é resfriado a uma temperatura entre 4° C e 6° C e padroniza-se seu teor de gordura, para que o produto final apresente a composição ideal e constante. Nesta etapa, antes da pasteurização, ocorre a adição de açúcar ao leite.
O leite é submetido ao processo de pasteurização, que consiste basicamente em exposição a alta temperatura, seguida de resfriamento rápido. Com a pasteurização, eliminam-se microrganismos causadores de doenças e deterioradores do alimento. Ele deve ser resfriado o mais rapidamente possível, até a temperatura de cerca de 20° C. O alimento é então acondicionado em latas de folha de Flandres.
O controle de qualidade é feito em todas as etapas da produção. Desde a chegada do leite à fábrica até o acondicionamento do produto final, cada fase da produção é acompanhada por sistemáticos controles, com o objetivo de garantir que o Leite Moça chegue ao consumidor com o aspecto, a textura, a consistência, o sabor e as qualidades nutricionais que devem caracterizá-lo. O acompanhamento inclui desde análises sobre as condições organolépticas (cor, sabor, aspecto, textura, consistência etc) até exames microbiológicos, para assegurar a pureza do produto. Ao final, existe ainda a etapa de degustação por especialistas (Opa, para onde enviamos o currículo?), que só liberam o produto após certificar-se de que o padrão de qualidade Nestlé foi alcançado.



E então, ainda não se convenceu que leite Moça é tudo
o que você precisa para viver?
Está de dieta?
Tem light!



#iammarketex #cadêmeuleitemoçaqueestavaaqui?





Fonte dos dados históricos: Nestlé Promocional www.nestleprofessional.com/brazil/

Nenhum comentário:

Postar um comentário